Glossolalia fator inclusivo e excludente no universo pentecostal.

Publicado: 01/03/2015 em Uncategorized

É doutrina principal do Pentecostalismo, o batismo no Espírito Santo, como uma segunda benção evidenciada pela manifestação da glossolalia, fenômeno comumente conhecido como o falar em línguas estranhas. A meu ver este critério de comprovação da recepção do Batismo do Espírito Santo, baseado na glossolalia, tem sido um fator inclusivo e excludente nas comunidades pentecostais e até mesmo nas igrejas avivadas, ou onde se faz presente movimentos carismáticos que dão forte ênfase ao falar em línguas estranhas.

Inclusivo: pois é a partir de tal experiência que o individuo, em muitas comunidades pentecostais ou avivadas passa a ser visto como um cristão completo, podendo assim ter uma atuação maior no seio da comunidade de fé, podendo galgar varias posições até alcançar o ministério pastoral. Excludente: pois o crente que não passou por esta experiência, é julgado não apto a exercer determinados ministérios, devendo antes buscar o batismo com o Espírito Santo, o qual se tornará evidente a partir do momento que este falar em línguas estranhas. Penso que tal doutrina pode produzir dois efeitos na vida dos membros das igrejas que assim ensinam.

Pensando & Crendo no Caminho

O pentecostalismo é um movimento cristão, iniciado por um pastor de etnia negra, neto de escravos libertos, por nome de William Joseph Seymour nascido em Centerville, Louisiana em 2 de Maio de 1870, e morto a 28 de Setembro de 1922. Como movimento o pentecostalismo possui um grande poder de penetração, e este fator permitiu-lhe, a não restrição as denominações oriundas do mundialmente conhecido avivamento da Rua Azuza, ocorrido entre os negros americanos em Los Angelesnos ano de 1906 a 1909. Graças a este poder de penetração, algumas características do movimento se fazem presentes nas Igrejas Protestantes históricas, e também na Católica Romana, via movimento carismático, que a semelhança do pentecostalismo clássico apregoa uma experiência do cristão com o Espírito Santo, através de um pentecostes pessoal, seguido pela manifestação de dons.

Ver o post original 2.267 mais palavras

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s