Publicado: 06/07/2010 em Artigos, Teologia
Tags:, , , ,

Um pastor Metodista mineiro, aqui das bandas de Mato Grosso do Sul, estava caminhando, quando tropeçou em um livro empoeirado. Ao limpar o pó, viu que na capa estava escrito: Bíblia de Prosperidade financeira e saúde plena. Manual da Determinação.

Curioso, o pastor mineiro abriu a Bíblia no Capitulo 171 do evangelho da prosperidade e leu a seguinte orientação: “determine, determine e dar-se vós-á. Associai-vos, associai-vos e prosperareis. Exijais, Exijais e recebereis”. Sacrificais, sacrificais e vencereis. O pastor mineiro achou estranho aquele versículo, tendo a impressão de já ter lido algo semelhante em algum lugar. Mas mesmo desconfiado resolveu seguir a parte (a), dizendo: – Vou ver se esse “trem” funciona mesmo, uai!

Então, com a cabêça levantada, barriga pra dentro, peito pra fora, olhos fechados, com o braço direito soqueando o ar, seguindo literalmente a primeira parte do versículo, o pastor duplamente brada:

– Eu DETERMINO! Eu DETERMINO!

Após a dupla determinação pastoral, a Bíblia logo se abriu e apareceu um anjo meio estranho, era pançudão e tinha uma barbicha comprida.

O Pastor mineiro, espantado disse: – Mercê di Deus sô! Que TREM* é esse, UAI*?

O anjo, que era fã de Aladim o Gênio da Disney, se apresentou dizendo: – Sou o Angênio (Mistura de anjo com gênio): – O senhor tem DIREITO de fazer três determinações.

O Pastor empolgado diz: – MA QUI BELEEEZZZ*!!! Hoje meu milagre vai chegar!!

Angênio olhando para ele, entrega lhe um livretinho.

Pegando o livretinho o mineiro, perguntou:

– Uai, anjim! Que trenzim é esse? É manual de como funciona a Bíblia?

Angênio respondeu:

– Não. É um carnê de associado. Pagando em dia, você tem direito a três determinações mensais. Depois só no próximo mês, mediante o pagamento da próxima via.

O Pastor mineiro diz:

Mas eu pensei que era de graça! Onde fica o: de Graça recebestes, de graça dai?(Mt 10.8)

Angênio coçando a barbicha argumentou:

.Pois é camarada, os tempos mudaram, sabe como é né? Atualmente estas coisas da fé você não precisa entender, basta determinar.Se sacrificardes veras a glória de Deus, pois tudo pode ser obtido com a força da determinação.
Como é veio? Vai ou não vai? É determinar ou largar!!
A sacada atual é: ambicione todas as coisas e determine o que for bom… Afinal, você me invocou aqui para conversar ou determinar?

O pastor desconfiado retruca: – Uai sô, mais cume qui pra ti invocá, num perciso nadinha disso ai que você disse?

Angênio treplica: – É que, pra me invovar não precisa, mas prá determinar e se apossar das bênçãos precisa.

O Pastor mineiro pensou um cadinho e disse: – Bom, deixe essas coizinha prá lá, vamos aos pedidos.
Primeiro, eu “peço” um queijim.

– Olhando para o pastor e coçando a barbicha, e chacoalhando a cabeça em sinal de reprovação Angênio falou – Ho my God!! Poupe-me! Poupe-me! É duro ter que estar ensinando o tempo todo, a essa crentaiada a como se deve usar a fé. E falou para o pastor;
– Pera lá veio, pode para! Ta tudo errado Mano!! Vamos esclarecer umas parada aqui.

1 – Não é pedir. É DETERMINAR.

2 – Você tem que ser mais especifico. Afinal, você já parou para pensar sobre quantos tipos de queijo existem no mundo?

3 – Você tem que mentalizar o tipo de queijo que queres receber. E então batendo o pé no chão e soqueando o ar com a mão direita determinar. Entendeu?

O pastor respondeu: – Entendi, mas antigamente era só pedir, ou suplica e…

Angênio, quase perdendo a pâciencia pensa: – Com tanto crente querendo ser abençoado, eu tinha que topa logo com um mineirinho desconfiado desses. Já vi que hoje vai ser um dia daqueles.

Mas, logo diz ao pastor: – Reverendo, cá pra nós, não complica, você não acha que, ao invès de querer entender a benção, não é melhor receber? Aliás, como eu não sou onisciente e não leio pensamento, então me digas logo qual tipo de queijo tu queres?

O pastor mineiro respondeu: – Queijim de Minas, Uai, di qual mais podia ser sô?

O Angênio olhando para seu relógio de pulso diz: – Vamos nessa então. Vê se faz direitinho, e me deixa ir, pois está quase na hora de meu programa de TV prediléto.

O pastor com a proverbial paciência mineira, seguindo direitinho o ritual repete a primeira determinação. E zás, ao estalar de dedos de Angênio aparece um autentico Queijo de Minas.

Empolgado o pastor, lambendo os beiços exclama: – Uai sô, funciona mesmo!!

Angênio diz – Viu só, a determinação não costuma falhar. Mas vamos com isso, determine a segunda benção.

O Pastor mineiro disse: – Outro queijim uai. Pois melhor que um, só dois queijim.

Angênio obedece e diz:

– Terceira determinação. Mas pense bem, pois é sua ultima determinação. Você só poderá determinar novamente quando quitar a próxima via do boleto bancário.

O Pastor mineiro enquanto comia o terceiro pedaço de queijo ponderou: – Bom, eu já ando meio cansado, preciso de um evangelista pra me ajudar, como lá na igreja ninguém se dispõe… pensou, pensou, coçou a cabeça, pensou mais um cadim e gritou todo efusivo:

Uai é isso mesmo! Quero um Evangelista! Um evangelista com certificado do serminário, Uai!

O Angênio, estala o dedo e Zás! Surge um evangelista, com certificado de curso feito no seminário Bispo Scilla Franco em Lins- SP.

O Pastor coloca um dos queijos nas mãos do evangelista, e só com a metade do primeiro queijo na mão, ruma apressado para a casa pastoral, pois já era noite.

Dia seguinte, o mineiro pegou a Bíblia de Prosperidade financeira e saúde plena e determinou que o Angênio aparecesse.

O Angênio sai de dentro da bíblia, com uma bacia cheia de pipóca, e uma chicára de café esfumaçante nas mãos e diz para o pastor:

– Oh! que surpresa! Você de novo? Sinto muito, más é meu dever relembrar-lhe que, você só tinha direito a três determinações e já se esgotaram, a menos que tenha pagado adiantada a próxima nota do boleto bancário. Você pagou?

O pastor mineiro responde – Não. Eu estou sem dinherim.

Angênio replicou: – Como sem dinheiro? A Bíblia de Prosperidade financeira e saúde plena é infalivel!

Então tu dançou feio véio, pois o problema deve estar em você. Só existem três explicações possiveis para sua insatisfação.

1- Ou você não tem fé.

2 – Ou está em pecado.

3 – Ou esta sob maldição divina. Pois tudo é possivel ao que ‘DETERMINA’. Você não ouviu aquela música do Gilbert Gil que diz assim: Determinar com fé eu vou, com fé não costuma falhar, olele! olalá!

Angênio diz: – Mas, já que você determinou minha presença diante de ti, esclareça uma dúvida minha… Por que da outra vez você determinou duas vezes que queria queijo e só na ultima determinação exigiu um evangelista?

Pastor Mineiro: – Na realidade eu já sabia que tinha direito somente a três determinações, e não é para reclamar que te invoquei.

UFA! AINDA BEM!! Disse Angênio aliviado.

– O que você quer então, que vem me incomodar bem na hora que estou assistindo o SHOW DA DETERMINAÇÃO?

Meio envergonhado o Pastor mineiro disse:

– Sabe anjim, *causdiquê determinei sua presença diante de mim, é que depois de passar o dia inteirim pensando, eu resolvi ti propor um nigucim, bão pra nois dois, uai?

Angênio interveio: – Que negócio?

O pastor mineiro explicou pacientemente: – E qui na verdade, na ultima vez que te invoquei, eu fiquei com vergonha de determinar um terceiro queijim! E agora queria saber se não tem um jeito de trocar este evangelista por outro queijim? Pois quando cheguei a minha casa, dei a ele a incumbência de guardar o queijim, pois eu já estava sonolento após comer um queijim inteirinho enquanto nois prozeava e no caminho da casa pastoral, e logo peguei no sono. Quando acordei hoje pela manha com uma fome danada, descobri que o evangelista que você me concedeu, quetim, quetim, levantou durante a noite e mexeu no meu segundo queijim, comendo tudo, num deixando nem um restim pra eu, sô! Por isso quero ti propor esse negocim, mas, com uma condição.

Angênio perguntou: – Que condição?

O pastor respondeu: – Como ele, é um Evangelista com certificado do seminário Bispo Scilla Franco, só faço a troca se for por dois queijim, uai!

* Esta é uma obra de ficção qualquer semelhança com teologias falaciosas, publicações ou programas tele-evangelisticos, ainda que muito semelhantes, fica a critério do leitor interpretar se terá sido mera coincidência. Deixo aqui meu abraço, respeito, carinho e intercessão por todo o povo mineiro, principalmente aos/as pastores/as, evangistas e leigos/as metodistas mineiros/as que vivem em Minas Gerais ou espalhados por este imenso Brasil e mundo a fora, participando da Missão de DEUS em salvar o mundo.

Glossário.

1 – * TREM : Palavra que nada tem a ver com transporte e que quer dizer qualquer coisa que o minerin quiser: Já lavô us trem? Eu comi uns trem. Vamo lá tomar uns trem?
2 –
*UAI
: O correspondente ao UÉ dos paulista: Uai é uai, uai!
3 – *MA QUI BELEEEZZZ!!!. : Expressão que exprime aprovação; quando gostou de alguma coisa.

4 – *causdiquê : por causa de quê

Se quiser ficar por dentro do autêntico mineres, acesse o Dicionário do Mineiro em: Sorrindo de bem com a Vida. Crer e não ter a vergonha de ser feliz.

Autoria. Pastor Zé do Egito.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s